CICLO DE FORMAÇÃO PROFESSIONAL DE GRAU SUPERIOR EN PROJECTOS E GESTÃO DE OBRAS DE DECORAÇÃO

ES / DE / FR / EN / IT / PT

Há milhares de anos, os seres humanos começaram a criar edifícios para se protegerem das intempéries e para realizarem todo o tipo de actividades. Dentro destas construções descansamos e dormimos, estudamos e trabalhamos, amamos e divertimo-nos, nascemos e, por fim, morremos… No nosso mundo ocidental desenvolvido, passamos muito mais tempo dentro de casa do que ao ar livre, e os alunos do ciclo superior de Projectos e gestão de obras de decoração foram formados para organizar e decorar estes espaços interiores nos quais passamos tantos momentos ao longo da nossa vida. A conceção dos interiores das habitações ou das empresas exige conhecimentos multidisciplinares que vão desde as questões técnicas relacionadas com a matemática e os materiais de construção até aos sistemas de desenho técnico e de representação espacial, passando pela análise da história da arquitetura e pela competência em questões legais e regulamentares. Tudo isto é combinado e enriquecido com os conceitos do mundo da arquitetura, com o objetivo de preparar profissionais que continuarão a conceber interiores nos quais queremos continuar a descansar, a crescer e a viver.

Os alunos do ciclo superior de Projectos de Decoração e Gestão da Construção são formados para organizar e decorar os espaços interiores em que passamos tanto tempo ao longo da nossa vida. A conceção de interiores de habitações ou de empresas exige conhecimentos multidisciplinares que vão desde as questões técnicas relacionadas com a matemática e os materiais de construção, ao desenho técnico e ao conhecimento da conceção dos espaços.

  • Distribuição do curso:
Módulos presenciais1750
Fase de formação prática em empresas, estúdios ou oficinas50
Projecto integrado150
Estrutura geral – Total horas1950
  • Distribuição dos horários dos módulos leccionados na escola:
Título dos módulosHorario semanalCréditosECTS
1º curso2º curso
História da arquitetura e do seu ambiente2
História do design de interiores2
Teoria da decoração de interiores2
Desenho e cor2
Desenho e cor: PDO2
Expressão volumétrica4
Desenho técnico4
Matemática2
Desenho assistido por computador2
Desenho assistido por computador PDO4
Audiovisuais2
Língua estrangeira22
Medições, orçamentos e planeamento de obras2
Projectos10
Projectos: PDO10
Tecnologia e sistemas de construção4
Tecnologia e sistemas de construção: PDO8
Formação e orientação profissional22
Total 3634

Módulos

História da Arquitetura e do seu enquadramento ambiental:

1. Conceito de espaço arquitetónico e ornamentação como elementos definidores da arquitetura 2. Culturas urbanas. Espaço arquitetónico clássico: tipologias fundamentais e linguagem ornamental. Arquitetura cristã primitiva.

2. Espaço religioso e espaço natural na cultura islâmica. Programas ornamentais ao serviço da ideia religiosa. A sociedade medieval: habitat público e privado. Génese da cidade medieval.

3. Perspetiva no espaço arquitetónico renascentista: o religioso e o profano. Conceitos de harmonia e proporção. Estudo comparativo dos sistemas ornamentais do Quatrocento e Cinquecento. Contribuição italiana para os estilos nacionais. Novo conceito de urbanismo e seu simbolismo. Espaços paisagísticos. Definição de uma cultura da habitação e do conforto.

4. Espaço eclesiástico e espaço cortês no Barroco: dinamismo-estatismo. Integração das artes na criação de um ambiente cenográfico: efeitos ornamentais externos e internos. Programas espaciais e decorativos do Rococó: caraterização, influências e diversificação ambiental. Os grandes projectistas dos séculos XVII e XVIII. As manufacturas reais ao serviço de um credo estético. Sistematização do urbanismo na Europa.

5. Consequências da Revolução Industrial para a arte e a arquitetura. Revolução burguesa: o seu impacto na funcionalidade da arquitetura e do urbanismo europeu e americano. O ecletismo. Da cidade tradicional à cidade industrial: a evolução da habitação urbana. Novas tecnologias aplicadas à arquitetura: soluções para as necessidades da indústria e do comércio. Habitação residencial urbana e casas de campo.

6. O Modernismo e a sua revisão dos conceitos arquitectónicos tradicionais; antecedentes e tendências nacionais, renovação ornamental e acessória. Afirmações ornamentais e ambientais do Art Déco. Novos caminhos da arquitetura moderna: estudo racional do habitat humano. Conceitos sociais e urbanos na nova arquitetura. Os grandes criadores europeus e americanos.

7. A segunda metade do século XX. Novos materiais e novas tecnologias. A conceção arquitetónica no urbanismo. Abordagens da arquitetura industrial, comercial, social, desportiva, religiosa, etc. A habitação e as suas necessidades actuais. Espaços urbanos, residenciais e suburbanos. Arquitetura popular.

História do design de interiores:

1. Evolução do conceito de «habitação» e sua aplicação ao longo da história. Conceitos históricos e necessidades sociais. Fundamentos plásticos e estéticos. Evolução dos princípios e conceitos arquitectónicos. Ciências participativas na estruturação de um interior. Conceito de Artes Aplicadas.

2. Habitação e decoração nas Civilizações Agrárias. O mundo clássico. Antecedentes decorativos do mundo egeu. O conceito decorativo da arquitetura na Grécia. A habitação. O espaço interior em Roma: tipologia arquitetónica urbana «doméstica». O mobiliário. Revestimentos interiores e exteriores. A decoração das catacumbas.

3. Interiores medievais. Conceito decorativo no Império Romano do Oriente. Tipos de edifícios «quotidianos» e interiores islâmicos. Simbolismo escultórico nos edifícios religiosos românicos. Diferenciação dos interiores no final da Idade Média: catedral, palácio urbano, castelo e habitação burguesa. Mobiliário civil e religioso. Artes aplicadas medievais: vitrais e têxteis. Ornamentação mudéjar.

4. O Renascimento. Novas formas de vida urbana e religiosa. Tipologia arquitetónica e decoração interior e exterior. Mobiliário renascentista e outras manifestações decorativas de interiores: revestimentos, ferragens, tapeçaria.

5. Rutura da linguagem clássica. As diferentes manifestações da arquitetura barroca e a sua decoração exterior. Os interiores barrocos: civis e religiosos. Formas artísticas e materiais decorativos. Mobiliário barroco segundo as tendências nacionais. As manufacturas reais. Interiores rococó: formas decorativas, aplicação e função.

  • 6. Estilos decorativos neoclássicos. O design de interiores e os seus principais representantes. O mobiliário e a sua evolução. Ecletismo romântico: estilo vitoriano, estilo elisabetano espanhol, estilo Biedermeier. Interiores e mobiliário de acordo com as tendências. O mobiliário experimental: a contribuição de Thonet.
  • 7. O alvorecer do objeto industrial produzido em série. Os movimentos de reforma das artes aplicadas em Inglaterra: William Morris e Arts and Crafts. A sua expansão nos Estados Unidos. Impacto nos interiores arquitectónicos.
  • 8. Os interiores modernistas: personagens e manifestações. Ambientes orgânicos: decoração interior, decoração exterior e mobiliário. Modernismo geométrico: propostas da Sezession e da Escola de Glasgow: Hoffman e Mackintosh. Contribuições para o design de interiores.
  • 9. Linguagens funcionais. O habitat e a decoração racionalista. O mobiliário funcional. Repercussões das «vanguardas» no design de interiores: Cubismo, Futurismo, Expressionismo, D’Stijl, Construtivismo, Bauhaus, Interiores Art Deco.

10. Interiores orgânicos. Antecedentes, ideais e propostas. A personalidade de Frank Lloyd Wrigth. As «Prairie Houses». Integração interior-exterior. Mobiliário orgânico, Alvar Aalto e a experimentação da madeira.

11. O Estilo Internacional: 1940-1960. O legado dos mestres do Movimento Moderno: Le Corbusier, Mies Van der Rohe, Gropius. A revolução dos materiais nos revestimentos e no mobiliário e as suas repercussões nos interiores. Propostas de renovação estética: Charles Eames, Eero Saarinen e Harry Bertoia.

12. Tendências decorativas no design de interiores dos anos 60. Influência da Pop Art, Kinetic Art e Op-Art nos interiores. Tendências High-Tech e Minimal. Conceção espacial e mobiliário.

13. Tendências actuais. Design pós-moderno. A nova conceção do habitat. Interiores eclécticos, funcionais e experimentais. As principais tendências internacionais.

Teoria do design de interiores:

1. Conhecimentos fundamentais de antropometria.

2. Conhecimentos fundamentais de Ergonomia.

3. Conhecimentos fundamentais da psicologia da forma. Princípios de composição.

4. Perceção sensorial do ambiente.

5. Organização estrutural: utilização, circulação e distribuição do espaço.

6. Simbologia cromática, funcionalidade e comunicação. Simbologia e funcionalidade das diferentes fontes de luz.

7. Conforto ambiental: ornamentação. Aplicação dos estilos clássico e moderno. Mobiliário. Complementos. Acessórios.

8. A «imagem corporativa» e a sua integração no design de interiores.

9. Tipologia dos espaços habitáveis: locais de habitação (apartamentos, habitação social, bungalows); locais de alojamento (pensões, pequenos hotéis, residências); locais de trabalho (pequenas lojas, escritórios, gabinetes profissionais, locais de atendimento, consultórios) e locais públicos (bares, cafés, quiosques, pequenos restaurantes).

10. Defesa e venda do projeto ao cliente, para aceitação.

Desenho e cor: 

1. O desenho e a cor e as suas técnicas de representação.

2. técnicas: caneta de feltro, aguarela, lápis, caneta e guache.

3. Elementos da atmosfera no projeto de decoração de interiores: a figura humana, os animais, as plantas, etc.

4. Encaixe, esboços e representação final.

5. A representação de formas tridimensionais.

Desenho e cor: PDO

1. Técnicas: caneta de feltro, aguarela, lápis, caneta e guache, aerógrafo, colagem, técnica mista, trama.

2. A cor e a sua aplicação informativa e expressiva.

3. Elementos da atmosfera no projeto de decoração de interiores: a figura humana, os animais, as plantas, os têxteis, etc.

4. Esboços, organização compositiva e representação final. Disciplinas relacionadas com o design de interiores.

5. Simulação de materiais.

Expressão volumétrica:

1. O espaço. Diferentes teorias sobre o espaço.

2. Configuração espacial. Campos de força, organização das massas.

3. Estrutura da forma. Construções modulares.

4. Estrutura, textura e matéria. Unidade de expressão.

5. Iniciação ao layout como estudos volumétricos preliminares. Conceito. Características. Materiais. Processos de produção

Desenho técnico:

1. Verificar e alargar o conhecimento de instrumentos específicos de desenho técnico. Reprografia. Introdução aos sistemas CAD-CAM.

2. Análise dos elementos da geometria plana e espacial. Operações topológicas no plano. Redes e malhas planas e espaciais.

3. Sistemas de representação.

4. Incidência dos conceitos e conteúdos dos sistemas projectivos na expressão artístico-plástica.

5. Proporção. Relações de proporção e escala.

6. Esboço.

7. Padronização. Como representação simbólica, esquemática ou figurativa. Dimensionamento. Etiquetagem.

8. Códigos de representação e documentação de projeto.

9. Noções gerais de desenhos de fabrico e estampage.

Matemática:

1. Geometria plana: polígonos. Áreas.

2. Geometria do espaço: figuras poliédricas. Corpos de revolução. Áreas. Volumes.

3. Álgebra. Teoria elementar das equações: equações do primeiro grau. Equações do segundo grau. Sistemas de equações.

4. Trigonometria: razões trigonométricas. Resolução de triângulos rectos.

5. Estática. Forças. Estruturas. Centros de gravidade. Momentos de inércia.

Desenho assistido por computador:

1. Introdução à computação.

2. sistemas operativos.

3. Dispositivos de entrada e de saída.

4. Introdução ao CAD/CAM.

5. Automatização e controlo de processos.

6. software de ilustração e desenho.

7. Técnicas de modelação 2D e 3D.

8. Qualidades de renderização. Imagem de computador. Iluminação. Câmara.

9. Planeamento de animação 3D.

10. Automação de escritório.

Desenho assistido por computador:

1. Conhecimentos de informática aplicados à especialidade.

2. Aplicação de conhecimentos de CAD/CAM.

3. Aplicação de técnicas de sistemas gráficos.

4. Aplicação de técnicas de modelação 2D e 3D.

5. Aplicação de planeamento de animação 3D.

6. Aplicações de escritório.

Audiovisuais:

1. O processo fotográfico.

2. Tratamento do negativo. Revelação e impressão.

3. A linguagem e a técnica do vídeo.

Língua estrangeira

1. Conhecimento da língua, tanto oral como escrita, relacionada com o domínio da especialidade.

2. Aprendizagem do vocabulário necessário para se exprimir sobre temas correntes: trabalho, oficina, social, cultural, ambiental, etc.

3. Análise e reforço das estruturas morfo-sintácticas e das construções gramaticais necessárias à compreensão e à tradução de textos relacionados com a especialidade.

4. Redação de textos escritos, cartas, currículos, relatórios, projectos, relatórios de trabalho, orçamentos, ou qualquer outro tipo de documento comum na prática profissional da especialidade.

Medições, orçamentos e planeamento de obras:

1. Divisão dos trabalhos por capítulos.

2. Unidades de trabalho. Descrição e unidades de medida.

3. Critérios de medição.

4. Medição.

5. Software informático de medição e orçamentação.

6. Bases de dados de preços. Preços unitários. Preços de repartição.

7. Ajustamentos orçamentais.

8. Controlo económico da obra.

9. Planeamento da obra. «Planeamento. Sistemas Pert e Gantt. Caminho crítico. Tempos mortos.

Projectos:

1. Relações espaciais no processo de design. 2.

2. Organizações da forma e do espaço de projeto.

3. A circulação como elemento de ligação entre espaços.

4. O ambiente do espaço e as condicionantes ambientais.

5. Influência das fontes de luz nos espaços.

6. Processo de organização do projeto..

Projectos: PDO:

1. Desenvolver corretamente as fases do anteprojeto nos seus aspectos gráficos e de documentação.

2. Realizar corretamente a representação gráfica do projeto final de obras de decoração.

3. Saber aplicar ao projeto os conhecimentos adquiridos noutros módulos.

4. Desenvolver a sensibilidade artística, a imaginação e a criatividade.

5. Apresentar corretamente o trabalho.

Tecnologia e sistemas de construção: 

1. Comportamento mecânico dos materiais. Rígido, plástico e elástico.

2. Tensões. Compressão. Tração. Flexão. Torção.

3. Tipologias estruturais.

4. Elementos estruturais simples.

5. Respostas de diferentes secções e materiais.

6. Introdução à ciência dos materiais. Física e química dos materiais mais comuns: pedra (pedra, betão, cerâmica), metais, pastas e argamassas.

7. Propriedades e características que definem a qualidade dos diferentes materiais. Unidades, ensaios e regulamentos.

8. Normas e legislação sobre Tecnologia da Construção.

9. Paredes verticais tradicionais. Exteriores e interiores.

10. Paredes horizontais. Lajes de pavimento.

11. Carpintaria interior e exterior. Madeira. Alumínio. Aço. PVC.

12. Revestimentos em superfícies verticais. Reboco. Guarnições. Estucagem. Azulejos. Revestimentos. Têxteis.

13. Revestimento horizontal de paredes. Madeira. Pedra (hidráulica, cerâmica e pedra artificial). Têxteis. Contínuos.

14. Tipos de coberturas.

15. Elementos singulares; elevação do nível do pavimento; escadas.

Tecnologia e sistemas de construção: PDO

1. Introdução à tecnologia da iluminação. Fundamentos físicos e unidades.

2. Lâmpadas e luminárias.

3. Projeto e pré-dimensionamento de instalações de iluminação interior.

4. Canalizações e saneamento.

5. Condicionamento ambiental. Isolamento térmico. Aquecimento. Ar condicionado.

6. Isolamento acústico.

7. Proteção contra incêndios.

8. Outras instalações: sistemas de segurança.

9. Elementos de separação vertical não tradicionais.

10. Tectos falsos. Elementos suspensos.

11. Modificações não tradicionais do nível do pavimento.

12. Acabamentos finais. Tintas, têxteis, plásticos.

13. Revestimentos e folheados: madeira, metal, pedra.

14. Sistemas de fixação. Mecânicos e adesivos.

15. Elementos singulares: balcões, balcões, toldos, escadas não tradicionais.

16. Controlo de qualidade. Regulamentação.

17. Organização do estaleiro.

18. Processos industriais. Madeira, metal, vidro.

19. Projeto e pré-dimensionamento de estruturas simples.

Orientação para a formação e o emprego:

1.º Comum:

1. Quadro jurídico das relações laborais: Estatuto dos Trabalhadores e regulamentação setorial. 

2. Medidas de saúde e segurança no trabalho. 3.

3. Sistemas de acesso ao emprego. Técnicas e organizações que prestam assistência à integração no mercado de trabalho.

4. Noções fundamentais de economia e de marketing.

5. A empresa. A conceção da organização e da cultura empresarial. Descrição dos diferentes modelos jurídicos de empresas e suas características.

6. O empresário individual. Formalidades para iniciar uma atividade empresarial. Administração e gestão de empresas. Obrigações legais e fiscais. Programas de financiamento e de ajuda às empresas.

7. A organização da produção, das vendas e da distribuição na empresa. Métodos de análise de custos e controlo de qualidade.

2º Direito específico:

1. Proteção de desenhos e modelos: propriedade intelectual. Registo da propriedade intelectual. Entidades gestoras. Propriedade industrial. Modelos e desenhos industriais e artísticos. Registo e procedimento de registo.

2. Proteção internacional de inovações.

3. Sinais distintivos: marcas, sinais e designações comerciais.

4. Informações sobre normas técnicas. Centros e associações de investigação e desenvolvimento da indústria.

5. A organização profissional do decorador. O Colégio de Decoradores. Intervenção da Associação na prática profissional.